Dicas

O que é uma embreagem em um carretilha de pesca

Para que serve a embreagem em uma carretilha ou molinete de pesca? O molinete de pesca moderno é um dispositivo sofisticado que usa materiais inovadores e soluções de engenharia avançadas. Esta alta tecnologia é especialmente perceptível em um exame mais detalhado nas carretilhas de pesca . Não vamos considerar o dispositivo inteiro hoje, vamos nos concentrar no que é uma embreagem de fricção e por que ela está instalada no equipamento.

A finalidade deste mecanismo não é muito clara para um pescador iniciante: muitos não sabem como usá-lo corretamente. Mas essa atitude amadora em relação à embreagem de fricção pode se transformar em sérios problemas: desde a captura do seu troféu até a quebra da vara de pesca. Isso significa que, ao se preparar para a pesca, deve-se prestar atenção à confiabilidade e ao ajuste correto desse mecanismo.

O papel do freio de fricção

Ao preparar um alimentador ou talha giratória, atenção especial é dada à correspondência dos parâmetros: as características da cana, da linha de pesca e do molinete. Se você colocar uma linha excessivamente forte em uma haste fraca, ela pode simplesmente quebrar.

Observamos a carga de ruptura da linha. Digamos que seja 5 kg. Porém, ao pegar um troféu de 5 kg, ele carrega muito mais a linha de pesca, e aos solavancos, podendo até nadar no matagal. Isso significa que a haste está sob estresse extremo, o que pode levar à sua quebra. Se você colocar uma linha de pesca com uma carga de quebra menor no equipamento, um peixe poderoso simplesmente a quebrará e desaparecerá sem deixar rastros, balançando a cauda zombeteiramente.

Agora entendemos para que serve a embreagem. Grosso modo, esse mecanismo é projetado para extinguir os solavancos dos peixes. Com o ajuste correto, ele não desacelera completamente a descida da linha, mas dá a ela alguma tolerância. A linha sai elástica sob a influência de solavancos, que, com o ajuste correto da embreagem de fricção, permite fisgar e pescar exemplares sólidos com os equipamentos mais delicados.

A atuação de uma embreagem corretamente ajustada sinaliza a aproximação do nível de carga ao valor máximo permitido (se o mecanismo estiver definido para o máximo). Quando a carga diminui, o sangramento da linha para, a bobina funciona no modo usual de enrolamento e tampa reversa.

Tipos de embreagens para inércia

O freio de fricção é um mecanismo usado em bobinas giratórias e bobinas de lançamento de iscas . Independentemente do design, ele desempenha a única função em todos os lugares: proteger o equipamento quando os peixes poderosos se desgastarem o mais rápido possível.

Dependendo da localização das bobinas giratórias, as embreagens dianteiras e traseiras são diferenciadas.

A embreagem de fricção dianteira é um clássico do gênero, instalada principalmente em “moedores de carne” de alta velocidade. Eles não são projetados para cargas significativas e destinam-se principalmente à captura de espécimes de pequeno e médio porte usando equipamentos delicados e iscas leves.

A embreagem dianteira é integral com o carretel, ou seja, é substituída apenas por ele, o que aumenta o custo e o tempo de troca desses elementos. O parafuso de ajuste está localizado na frente do carretel. Os carretéis de arrasto dianteiro são mais leves e respondem melhor ao ajuste, o que justifica seu uso em equipamentos leves e ultraleves.

Em pesadas hastes giratórias e alimentadores, eles colocam “moedores de carne” ou multiplicadores mais potentes, dos quais falaremos um pouco mais tarde. As bobinas elétricas são equipadas com embreagens traseiras mais confiáveis . Eles não fornecem uma afinação tão precisa e aumentam significativamente o peso das bobinas, mas tudo é compensado por uma confiabilidade intransigente, estabilidade de ajuste e facilidade de troca do carretel. O botão de ajuste está localizado na parte traseira da caixa.

Recentemente, bobinas equipadas com embreagens de arrasto dianteiras e traseiras apareceram à venda. São mais caros do que os convencionais, mas permitem reproduzir com eficácia exemplares de vários tamanhos, trocando os freios graças ao carretel freespin, do qual falaremos um pouco mais tarde.

Embreagens para Carretéis de Baitcasting

O ajuste competente da embreagem no multiplicador é extremamente importante, pois esses carretéis são inicialmente afiados para a pesca troféu, o que significa cargas muito significativas. Deve-se ter em mente que eles trabalham em conjunto com outros sistemas de frenagem, dos quais pode haver de quatro a seis em um bom multiplicador.

Os freios de fricção para multiplicadores são muito mais diversos, mas na prática eles acabam sendo a implementação dos mesmos princípios, apenas com nomes diferentes. Obrigado aos produtores pela variedade!

Na maioria dos casos, o projeto é baseado em um conjunto de arruelas de Teflon (ou carbono) e aço com juntas macias. Ao apertar o freio, as arruelas ficam bem travadas, pressionando a engrenagem principal e parando a linha de pesca – não há nenhuma diferença especial com as garras de fricção dos “picadores de carne”.

No entanto, no papel de regulador dos multiplicadores, via de regra, atua uma “roda dentada” alada ou uma alavanca especial (ou ambas juntas). As embreagens de alavanca fornecem uma configuração mais rápida que pode ser ajustada ao jogar troféus muito grandes. Eles são usados ​​principalmente no trolling.

Um pouco sobre o carretel freespin

O carretel freespin é um mecanismo montado em bobinas de moedor de carne com uma embreagem de fricção combinada. Isto é muito útil para todos os tipos de pesca, onde se supõe que se apanha um grande troféu, mas a pesca é feita de forma passiva.

Freespin é relevante para alimentador passivo, fundo , corrico e assim por diante – onde as hastes são instaladas em racks e não estão nas mãos do pescador. Freespin bobinas são especialmente favorecidas por pescadores de carpa: para pegá-los requer muitas horas de espera, mas troféus são troféus.

O mecanismo de ativação do freespin possui uma alavanca localizada no corpo da bobina. Funciona assim :

Ao girar o freespin, ativamos o arrasto traseiro, apertado livremente, colocamos a haste em um suporte e calmamente continuamos com o nosso trabalho.

Nesse momento, um grande espécime morde e a embreagem de fricção fracamente apertada libera a linha de pesca. Se não houvesse giro livre, o troféu teria apenas arrastado a vara para o lago.

Você ouve o dispositivo de sinalização, acelera, dá uma volta na alavanca, transferindo o controle para a embreagem dianteira, que está pronta para tocar.

O carretel freespin aumenta seriamente não só o custo, mas também o peso do carretel, portanto, para fundir é desnecessário.

Ajuste de fricção em uma embreagem em um carretel de pesca

Antes de usar ativamente a embreagem de fricção durante a pesca, é necessário configurá-la corretamente. Existem inúmeras abordagens para personalizar esse mecanismo. Alguns pescadores apertam o mais possível para garantir uma batida eficaz, o que se justifica, por exemplo, na pesca de zander com o palato duro. Outros soltam a embreagem livremente para garantir uma fundição ultralonga e garantir a segurança do equipamento contra quebra no caso de um nó. Tudo isso é uma questão de gosto e experiência adquirida ao longo dos anos.

Vamos nos concentrar na versão clássica, que envolve o ajuste deste mecanismo em função da carga de ruptura da linha (abaixo do máximo). Para um ajuste fino ideal, você precisará de uma carga pesando cerca de 70-80% da carga de ruptura da linha. É altamente desencorajado ajustar a embreagem para o valor máximo permitido!

Então :

  • Equipamos a haste giratória. O equipamento deve estar totalmente operacional e equipado com uma isca de anzol.
  • Apertamos a embreagem e a soltamos com um clique. Com isso, já demos liberdade mínima, mas insuficiente ao mecanismo.
  • Enganchamos o gancho na carga que está no chão. É melhor se a carga estiver localizada a uma distância de vários metros, mas alguns pescadores simplesmente levantam a carga verticalmente.
  • Realizamos uma fisgada improvisada e jogamos o “troféu”, enfraquecendo gradativamente o atrito. A carga deve permanecer no lugar, você não precisa transferi-la para você.
  • Assim que a embreagem de fricção acionou a linha de pesca (você ouviu a catraca), você pode colocar um “cinco” mental e ir pescar.

Nessas condições, a embreagem de fricção raramente é ajustada: geralmente esse procedimento é realizado já em uma viagem de pesca. O anzol simplesmente se agarra à árvore, recua alguns metros e puxa a haste para o lado, em um ângulo de 45-90 o com a linha, ou rebobina. Assim que a curvatura da haste atinge valores próximos aos críticos, o atrito é lentamente liberado para a catraca.

As embreagens de fricção nos pescadores fundidos são ajustadas da mesma maneira. Uma roda dentada asa atua como um regulador. Muitos pescadores fazem isso com mais facilidade: aperte a embreagem ao máximo e solte-a com alguns cliques. Se necessário, você sempre pode liberar a embreagem de fricção no processo de tocar, girando a roda dentada em sua direção.

Multiplicadores complexos e poderosos para corrico são configurados de forma um pouco diferente e sempre em um carretel totalmente livre (alavanca liberada). O regulador é apertado, definindo as cargas ideais tanto na posição de trabalho (intermediária) da alavanca quanto na embreagem máxima apertada.

Ajuste de fricção em uma embreagem

Dicas para iniciantes

Agora, para um lanche, algumas dicas práticas:

Escolha bobinas de qualidade. Não importa como você regule a embreagem de fricção em produtos falsificados chineses baratos, ela não vai cumprir totalmente seu papel.

Cuide do mecanismo. O carretel deve ser armazenado seco, com a embreagem liberada.

Não se esqueça da possibilidade de ajuste durante o jogo. Ao jogar troféus especialmente poderosos, é melhor afrouxar e apertar a embreagem de fricção, bombeando o peixe.

Boa sorte, queridos entusiastas da pesca! Esperamos que agora você aprenda a usar as mais amplas possibilidades da embreagem de fricção e pegue troféus ainda mais notáveis.

Quão útil foi esta postagem?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Deixe um comentário